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Como fazer planejamento estratégico em startups

Se você é um empresário de qualquer ramo, o planejamento é fundamental para que seu negócio cresça de forma saudável. 

Sem o planejamento necessário, sua empresa pode até crescer durante um tempo. Mas depois, chegará um período em que devido a falta dele e de infraestrutura, provavelmente a estagnação e o declínio poderão chegar. Essa é uma máxima válida para empresários de qualquer ramo de atuação. 

Naturalmente, se você é do ramo das startups, isso também vale para você. O setor de startups é um dos que mais cresce no país. No ano de 2021, elas movimentaram em investimentos cerca de US 9,8 bilhões, o equivalente a R$ 55,6 bilhões de reais. 

Apesar de promissor, esse é um mercado que exige bastante cuidado por parte do gestor. Afinal, esse tipo de empreendimento possui algumas particularidades que o diferenciam de outros negócios. 

Por isso, ter um planejamento estratégico em startups irá te fazer trabalhar de forma mais segura e assertiva para se destacar nesse mercado. 

Mas afinal, você sabe como fazer um planejamento estratégico em startups e os seus benefícios para o seu negócio? Para sanar essas e outras dúvidas leia esse artigo de forma atenta. 

Tenha uma boa leitura!

O que é uma startup? 

Para entender como o planejamento estratégico em startups ajuda esse tipo de empreendimento, antes é preciso definir o que é uma startup e quais são as suas particularidades. 

O termo startup deriva do inglês e não existe uma tradução exata para ele. Apesar disso, quando passado para português pode significar algo como “ato de começar algo”. Isso está intimamente ligado ao modelo de negócio dessa modalidade de empreendimento. 

Em sua essência, o modelo de negócio de uma startup se baseia em um crescimento rápido e agressivo. Isso se dá pela busca de produtos ou serviços que buscam tornar a vida dos clientes mais fáceis através de ideias inovadoras, ousadas e muitas vezes com o uso de tecnologia.

É muito comum se pensar que para ser uma startup necessariamente a sua solução deve estar relacionada com tecnologia. No entanto, apesar de muito comum, essa não é uma parte determinante para defini-lo.

Além disso, podemos definir o modelo de negócio de qualquer startup em três pontos centrais: 

  • Repetível: normalmente os modelos de startups buscam encontrar um produto ou serviço que seja repetível. Ou seja, é necessário que o que a empresa ofereça consiga ser feito em grande quantidade;
  • Escalável: uma startup busca ser escalável, essa é a característica de um negócio que cresce rápido, mas sem aumentar o seu custo de operação;
  • Trabalha em um cenário de incertezas: isso porque as características que fazem uma startup crescer são muito específicas de cada uma. É muito complexo identificar alguma característica padrão nas empresas que se destacaram no mercado. Assim, cada empreendedor tem de desbravar o seu próprio caminho, o que pode ser muito arriscado. 

Agora que você já sabe a definição desse tipo de empreendimento, pode estar se perguntando: o que é planejamento estratégico em startups e como ele ajuda o seu empreendimento? Continue nesse artigo e descubra. 

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico seria a elaboração de um plano de ação que irá guiar a empresa para o seu desenvolvimento. Ou seja, 

Ele pode ser entendido como um mapa para o sucesso. Nele, estarão todas as informações necessárias para que uma empresa se coloque bem no mercado e saiba o melhor caminho a ser seguido. Isso vai desde a análise de concorrência, até a criação de metas e indicadores financeiros

O planejamento estratégico em startups traz uma grande vantagem competitiva para quem o executa de forma correta. Afinal, você estará muito mais preparado para eventuais imprevistos.

Além disso, vale ressaltar que devido ao fator do risco e imprevisibilidade que as startups impõem, um planejamento estratégico é extremamente necessário, mas muito mais desafiador. 

Como você pôde observar, o planejamento estratégico é de extrema importância para startups e qualquer outra empresa que deseja ter um desenvolvimento sólido no mercado. Por isso, confira a seguir mais sobre a importância do planejamento estratégico em startups

Conheça mais: Contabilidade Digital para E-commerce: qual a importância da contabilidade Especializada no segmento?

A importância do planejamento estratégico para startups

Ao longo desse texto você já observou que o planejamento estratégico em startups é importante devido às suas características incomum a qualquer outro tipo de empreendimento. 

Mas exatamente de que forma é que ele se faz importante para os empreendimentos, veja a seguir algumas maneiras. 

Ajuda na elaboração de planos de ação

Essa é uma vantagem muito forte do planejamento estratégico em startups. Isso porque, o plano de ação será responsável por colocar no papel tudo o que você precisa para alcançar os resultados desejados. 

Talvez o ponto principal disso seja a criação de prazos para que cada ação seja executada. 

Definição de metas 

Para saber onde se quer chegar, é preciso ter uma visão muito específica. Dessa maneira, a definição de metas ajuda a se ter essa visão. 

A definição de metas, vendo de um ponto estritamente prático ajuda a se ter uma referência de onde quer chegar, e aliado com o plano de ação, você saberá onde e como chegar. 

Otimização de recursos

Muitas vezes startups operam com uma margem de capital muito curta intencionalmente. Isso nem sempre é bom, mas quando planejado, pode ser bem mais fácil de lidar. 

O planejamento estratégico em startups ajuda com isso. Ele ajuda na identificação de pontos em que se é possível reduzir os custos, sem perder em qualidade. Dessa maneira, você conseguirá operar com uma margem apertada, mas com algum respiro. 

Identificação de pontos fortes e fracos

Para o planejamento estratégico ser realizado, precisará ser feito uma análise de todos os pontos fortes e fracos da empresa e também de seus concorrentes. 

Dessa maneira, você saberá como a sua ideia está em relação a de seus concorrentes e poderá solidificar pontos fortes e trabalhar os seus pontos fracos. 

Agora que você já sabe o que é, e já viu com detalhes a importância do planejamento estratégico em startups, pode estar se perguntando: como executá-lo? Continue nesse artigo e descubra como se planejar estrategicamente para levar sua empresa para o sucesso. 

Como fazer um planejamento estratégico em startups?

Colocar o planejamento estratégico em startups é um processo demorado e que deve ser feito de forma cuidadosa. Por isso, vale ressaltar a importância de uma empresa especializada ao seu lado. 

Vale ressaltar que de maneira geral, existem dois modelos de startups e saber disso será imprescindível no momento de montar o seu. 

  • Modelo Lean Startup: a startup enxuta é uma empresa que coloca o seu produto ou solução no mercado de forma rápida, sem muito desenvolvimento. Com o produto lançado, ele vai sendo construído e melhorado a partir dos feedbacks dos usuários;
  • Modelo Get Big Fast: é um modelo mais agressivo, onde a empresa busca trabalhar em prejuízo financeiro em detrimento da adesão e fidelização de clientes, posicionamento de mercado, e se proteger da concorrência. Depois de muito tempo operando no vermelho e com um bom nome no mercado, a startup se preocupa em lucrar. 

Isso será fundamental para garantir a precisão dos dados e do planejamento como um todo. Para te ajudar, preparamos a seguir alguns pontos importantes para você começar um planejamento estratégico em startups sólidas.

  1. Análise SWOT

O primeiro passo para isso, é fazer uma análise SWOT, que é a sigla para (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Ou seja, essa análise irá buscar saber as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio. 

Assim, você terá um panorama geral de onde a sua ideia está. Isso permitirá tomar ações e decisões para se colocar na melhor posição possível para alcançar o seu objetivo. 

  1. Defina sua missão

Qual a missão da startup? Essa é a pergunta que você deverá se fazer nesse passo do planejamento estratégico. 

Ao responder essa pergunta, você saberá o propósito do seu empreendimento. Isso será muito importante para definir o posicionamento da sua marca. Esse é um passo importante, uma vez que cerca de 83% dos brasileiros preferem utilizar produtos ou serviços de marcas que estão de acordo com seus valores pessoais.

  1. Defina sua visão

Como você enxerga a sua empresa daqui a 5 anos? Essa é uma das perguntas norteadoras neste momento do planejamento. 

Isso irá ajudar no próximo passo, uma vez que as perguntas feitas neste ponto, irão te auxiliar a ter uma visão mais precisa de onde você quer chegar. E já alinhar com o que você estudou na sua análise SWOT, por exemplo. 

  1. Estabelecimento de metas

Como já foi falado diversas vezes ao longo desse texto, metas e objetivos são o que levam você pelo caminho do sucesso. 

Mas você sabe a diferença entre seus objetivos e metas? Os objetivos normalmente são mais gerais e estão alinhados com onde a empresa quer chegar como um todo. 

Com isso, em mente, você irá quebrar o seu objetivo em pequenos pedaços, que seriam as metas. Ou seja, são os pequenos passos que devem ser seguidos para que você consiga chegar no objetivo que colocou para si. Por essa razão, muitas vezes metas tem data limite. 

  1. Faça um plano orçamentário

Com tudo isso posto no papel, você já terá todas as ferramentas necessárias para criar um orçamento. Uma vez que já saberá os seus objetivos, o que fazer para chegar lá, e as consequências, os custos para tal.

Aqui, você irá colocar quanto você precisa de investimento, como conseguir, quanto irá gastar, quanto irá investir.

Assim, você poderá até trabalhar com o orçamento apertado como a maioria das startups trabalham, mas dificilmente lidará com surpresas desagradáveis. 

  1. Crie indicadores de desempenho

De nada adianta planejar tudo, ter suas metas e objetivos em mente, junto de seu orçamento sem alguma forma de mensurar o seu sucesso.

Por esse motivo, o último passo de um planejamento estratégico em startups deve ser justamente a elaboração de indicadores-chave de desempenho ou KIPs. 

Toda empresa deve criar uma forma de mensurar o seu sucesso, e esses indicadores fornecem estratégias para que você consiga saber se a sua empresa está no caminho certo.

Isso é fundamental para perceber quando a sua startup está indo para o local errado, permitindo que você consiga fazer os ajustes necessários para recolocá-la nos trilhos. 

Como você pôde observar, o planejamento estratégico em startups pode ser colocado como o ponto fundamental para o crescimento do seu negócio. 

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Nesse sentido, vale ressaltar a importância de uma empresa especializada em todo esse processo. Isso porque, a abertura de uma empresa não é fácil, logo, você não deverá pensar apenas na criação do seu produto. Processos como abertura de CNPJ, alvarás, autorizações, além do próprio planejamento estarão em sua cabeça;

Com isso, ter auxílio de quem possui expertise nesse campo faz com que você tenha algumas preocupações a menos, além de ter alguém com muita experiência no assunto para lhe auxiliar.

Como a MF Consultoria Contábil pode te ajudar em seu planejamento estratégico

Com o suporte de uma empresa contábil, você terá um suporte que vai muito além do financeiro que o nome contabilidade indica.

Ter ao seu lado uma empresa especializada no seu ramo de atuação será determinante para o sucesso do seu planejamento estratégico.

No entanto, o ponto mais importante do suporte profissional é o conhecimento do setor em que você atua. Como já foi falado, as startups atuam sempre com a corda no pescoço, e muita pressão. 

Esse é um ambiente que nem todo o contador consegue atuar. Contratando uma empresa voltada para startups você irá garantir que terá profissionais que saberão lidar com a pressão que o seu setor necessita.

Por isso, conheça a MF Consultoria Contábil!

Se você deseja fazer um planejamento estratégico em startups de qualidade com toda a assertividade que você necessita, somos especialistas no assunto. 

Possuímos mais de 20 anos de experiência no ramo, com especialidade especificamente em startups, e-commerces e negócios digitais. 

Temos como missão criar uma parceria de sucesso de forma a te ajudar com o planejamento estratégico no momento de abertura da sua empresa e também em todo a sua gestão com serviços de: 

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Leia também: Contabilidade para Supermercados em São Paulo: como a MF gestão do seu negócio.

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